quinta-feira, 1 de maio de 2014

Um Conceito para Amar

meninos no bueiro do metrô

                O amor não é um mero sentimento de prazer, nem uma espécie de sentimento superior isolado. Pode uma pessoa amar em grau máximo a um ser, digamos: Deus; muito embora siga outra escala de valores com as pessoas de suas relações. Está é uma tendência instintiva, embora sublimada. O amor humano costuma ser exclusivista e possessivo, como um meio de expressão de união – como geralmente acontece no matrimônio – que quase sempre, de acordo com a experiência social. Mas amor não é sensualidade apenas. O amor verdadeiro sugere o companheirismo, criando e garantido valores permanentes, psíquica e espiritualmente saudáveis, comportando, naturalmente, diferentes variações individuais.
         Amor e respeito não se excluem – são antes dois aspectos de uma mesma atitude fundamental do ser TEOPSICOSSOMÁTICO. Todo amor genuíno é inato, orientado por um Poder Supremo e, portanto, requer respeito. Segundo a concepção cristã “DEUS É AMOR”.
Amor é uma força dinamizadora que cria valores. É a força primordial do espírito. É uma atitude voluntária, absolutamente, positiva em que se busca a união de almas através da reciprocidade. Tira do seu isolamento as personalidades arredias, levando-se as participar das várias formas de convívio da comunidade humana. Deve ser vivenciado espontaneamente – de forma alguma forçado – seus raios vibratórios difundem-se pela vida afetiva, portanto, emocional, das pessoas.
          Não se pode amar por preceito. O amor não se impõe, brota espontaneamente, mas deve ser cultivado.
         O amor e inerente ao ser humano; da sentido a vida. O preceito cristão de amar o próximo é um ensinamento que não comporta exceção. Sem amor a pessoa não SUBSISTE, embora possa até SOBREVIVER. O amor abarca tudo e todos.
         O amor a si próprio não se opõe ao amor a Deus e ao próximo antes os pressupõem; não é egoísmo. Já o egocentrismo, amor centrado, exclusivamente, em si mesmo e tão nocivo quanto a dedicação ou a compaixão exagerada pelos outros. O amor deve fomentar ações recíprocas  e comedidas entre as pessoas.
         Existem inúmeros recursos para o exercício e cultivo do amor entre os quais destacamos:
         - afeto; comunicação; interesse; amizade; compromisso; relacionamento; brandura; amabilidade; firmeza; delicadeza; ternura; afeição; zelo; dedicação; devoção; benquerença; constância; estima; atenção; simpatia; carinho; admiração; alegria; receptividade; reciprocidade; aceitação; compreensão; tolerância; paciência; calor; adoração; auxílio; ajuda; cortesia; altruísmo; compaixão; compaixão; complacência; docilidade; fervor; saudação; intimidade; colaboração; congraçamento; afabilidade; abraço; toque; gentilezas; participação; visita; piedade; gratidão; correspondência; telefonema; sacrifício; atração; afinidade; elogios; coleguismo; devotamento; veneração; caridade; sinceridade; honestidade; fidelidade; autenticidade; agrados; fineza; reverência; intersexualidade; humildade; cuidado; beleza; perfeição; felicidade; e outros mais...
         O amor abrange uma vasta gama de relações interpessoais, mas também, nos liga a coisas, ideias e a toda sorte de realizações. É uma força unitiva e harmonizadora do indivíduo com tudo que o cerca.
         Amar é espiritualizar a existência e dar consistência à vida. Amor é vida plenamente vivida, e felicidade é o prazer de viver amando.
         Compromisso, atenção e interesse por alguma coisa ou por alguém é AMOR. Tudo que se faz com desvelo e dedicação é certamente um ato de AMOR. Muitas pessoas têm ideias confusas em relação ao que seja AMOR. Mas AMAR é servir e trabalhar alegremente. Todo esforço pra se fazer o melhor por aquilo que se ama, podemos estar certos, é AMOR VERDADEIRO!
por Nelson F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos bem-vindos com suas colaborações de qualquer natureza, excetuando tudo que infrinja as regras do bem proceder. Lembramos sempre que nenhum dos seus membros fala "em nome de" A.A., mas, no máximo, "de" A.A. As opiniões dos alcoólicos recuperados baseiam-se sempre na propriedade de suas experiências pessoais.