A Oração da Serenidade
Deus concedei-nos a SERENIDADE para ACEITAR as coisas que não posso
modificar, CORAGEM para modificar as coisas que posso, e SABEDORIA bastante para
distinguir a diferença. Vivendo um dia de cada vez, desfrutando um
momento por vez, aceitando as dificuldades como caminho da paz, tomando, como
Ele fez, esse mundo pecaminoso como ele é, não como eu gostaria que fosse, confiando
em que fará todas as coisas certas se eu submeter-me a Sua vontade, que eu
possa ser razoavelmente feliz nesta vida, e infinitamente feliz com Ele para
sempre na próxima.
Segundo algumas fontes; é de autoria do teólogo americano Reinhold Niebuhr (1892-1971), que foi uma figura importante na "Neo-ortodoxia", movimento na teologia protestante que reorientou completamente o impulso dos estudos teológicos e bíblicos a partir da década de 1920.
A íntegra desta oração me foi entregue por um veterano como prova de seu carinho e estima. Ocorreu no meu primeiro mês em Alcoólicos Anônimos; lembro-me bem das recomendações e observações dadas por aquele veterano na ocasião.
Seguiu o seguinte monólogo; se assim posso dizer:
─ Garoto, não falei que lhe traria um presente!
─ um canudo de papel alcalino envolto por uma das mãos ─
continuou dizendo;
─ O que vou lhe dar ninguém pode saber! certo?
─ Em A.A. tudo está mudando, até com a oração resolveram mexer...; retiraram a palavra bastante. Miseráveis!!! é sabedoria bastante, bastante... entende?
─ Aprenda uma coisa garoto, em A.A. tem tudo que não presta. Inclusive eu!
─ Tome! abra seu presente..
desenrolei o canudo e logo percebi uma xerox pouco nítida, mas o texto tinha sido feito em letras garrafais. Era noite, minha mente foi tomada de susto, reconheci que tratava-se de uma grande novidade, enigmática!
Constatei o que havia de especial naquele veterano e sua Irmandade. A origem de tudo. Aquele veterano, um policial aposentado do Estado da Guanabara, tendo como bico o trabalho de taxista pelas ruas do subúrbio carioca, muitas das vezes, carregando uma trupe de veteranos da pesada em seu táxi na proximidade dos horários de reuniões. Ele havia me esperado por 30 anos. Sabe o que isso significa?
Nunca imaginei que a oração da serenidade possuísse sua versão completa, na verdade, nem passava por minha cabeça que lhe faltava um pedaço. E que pedaço! um sentido filosófico cheio de religiosidade com tanto apuro e pragmatismo...
Enrolei a folha de papel que continha a oração, agora de posse e sob os meus cuidados, agradeci ao veterano com toda força do meu coração seu singelo presente e voltei para casa meditando sobre Ele e aquele documento, agradecido por Sua inteligência, bondade e justiça.
Essa oração já me disse tanto.
Guardo essa verdadeira relíquia num pequeno relicário de Alcoólicos Anônimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sejam todos bem-vindos com suas colaborações de qualquer natureza, excetuando tudo que infrinja as regras do bem proceder. Lembramos sempre que nenhum dos seus membros fala "em nome de" A.A., mas, no máximo, "de" A.A. As opiniões dos alcoólicos recuperados baseiam-se sempre na propriedade de suas experiências pessoais.